Colocada: Dom Abr 18, 2010 12:02 am Assunto: Lugares
Olá a todos, eu sou asmático desde os 6 anos. Esta doença, em mim, teve comportamentos diferentes até agora com 30 anos. Quando criança tinha crises de asma de tal grau que ia para o hospital apanhar oxigénio, mas com os anos a asma foi desaparecendo, acho que está associado ao transformação do corpo que nos torna mais forte. Sempre tive asma de Inverno, fiz um teste de alergias e verificou se que sou alérgico à humidade entre outros como o pó, vegetação e muito mais, mas a humidade com mais intensidade. O desporto ajudou me, pois quando praticava mais desporto melhor me sentia ao nível da minha respiração. O desporto abre mais a caixa toráxica, logo ficamos com maior diametro nos canais de respiração para além de ficarmos mais magros que também acho que beneficia para os asmáticos. Contudo com o tempo senti um agravar da situação, entrei para a faculdade pratiquei menos desporto, estive mais tempo em Lisboa na cidade que pode prejudicar com o seu ar cheio de partículas da poluíção dos carros principalmente, mas onde sinto mais asma é no inverno com a humidade. Para aliviar a asma tenho o hábito de beber coisas muito quentes como leite ou café. Mais tarde começaram a aparecer máquinas que as pessoas procuram para suas casas como o desumificador que capta a humidade da casa deixando o ar seco, este facto ajudou-me, mas também se fala em outras máquinas de purificadores do ar que desconheço. Voltando mais atrás, estava falando no desporto e como estava a estudar em Lisboa precisava de um desporto perto da faculdade então fui para a natação que recomendo aos asmáticos. Outro facto que percebi que alterou a minha asma foi O LUGAR, ou seja vivo perto de Lisboa no Inverno tenho sempre um pouco de falta de ar diária e estive em Madrid ou Milão e não usei a minha bomba uma única vez, deduzo que são cidades também com carros e com alguma poluíção mas têm climas diferentes são mais secas são do interior. Aqui está a minha grande questão - Será que vivo no local certo? Será que vale a pena continuar a estar limitado diáriamente com falta de ar? Só compreende isto quem é asmático. Eu acho que os medicamentos são muito importantes mas se possível deve se evitar. Para acabar quero sintetizar que já ouvi médicos e pessoas asmáticas a falarem de poeiras, polen, etc, medicamentos mas o asmático é que sabe lidar com a sua doença porque sente os ambientes, com isto gostava que comentassem acerca deste aspecto OS LUGARES/ OS CLIMAS, o sentir me bem em cidade que não têm vento logo não têm tantas partículas no ar, cidades com menos humidade menos chuva menos vegetação, porque aí há pessoas que podem viver normais com mais energia para a sua vida. Eu acho que em tudo há interesses económicos, e nos tratamentos da asma não foge à regra. O conhecimento e a expriência do doente é fundamental. Gostava que comentassem este meu texto.
Neste fórum, você Não pode colocar mensagens novas Não pode responder a mensagens Não pode editar as suas mensagens Não pode remover as suas mensagens Você Não pode votar neste fórum