\RSS"
Home > Asma > Estados Unidos estudam vacina contra a gripe pandémica na asma

Estados Unidos estudam vacina contra a gripe pandémica na asma

fonte: NIH

O National Institutes of Health, dos Estados Unidos da América, está a preparar um ensaio clínico para determinar a dose de vacina contra o H1N1 necessária para induzir uma resposta imune protectora nas pessoas com asma, especialmente naquelas que sofrem das formas mais graves da doença.
Segundo o Director do NIAID, “as pessoas com asma grave tomam frequentemente altas doses de glucocorticóides que podem suprimir o sistema imune, expondo-as a um risco maior de infecção e de consequências potencialmente sérias da gripe A. Nós precisamos de determinar a dose óptima da vacina que pode ser administrada com segurança nesta população de alto risco e se precisam de uma ou duas doses para ficarem protegidas”.


Quando a pandemia começou, os dados indicavam que os asmáticos tinham um risco quatro vezes maior de serem hospitalizados com uma infecção quando comparados com a população em geral.
De referir que o ensaio vai incidir sobre a vacina fabricada pela Novartis, que está a ser usada nos Estados Unidos, e não sobre a vacina usada neste momento em Portugal.