\RSS"
Home > Diagnóstico > Quais são os tratamentos da DPOC?

Quais são os tratamentos da DPOC?

Quais são os tratamentos da DPOC?

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica caracteriza-se por limitar progressivamente o fluxo aéreo, sendo uma das doenças que podem ser causadas pelo tabaco. Entre os sintomas mais frequentes encontram-se a falta de ar e tosse frequente. Estima-se que esta doença afetasse cerca de 5% da população mundial, em 2013.

Quais são e em que se baseiam os tratamentos da DPOC?

Cessação Tabágica

Deixar de fumar não só é uma medida que de forma geral lhe fará sentir-se melhor, mas também é a medida com maior eficácia no controlo e prevenção da doença. Apesar de não ser propriamente um tratamento, a cessação tabágica melhora exponencialmente a sua qualidade de vida e a prevenção desta doença.

Broncodilatadores

Estes atuam ao nível dos brônquios, relaxando-os e permitindo assim uma maior facilidade da passagem do ar nas vias aéreas.  Estes podem ser de curta ou longa duração.

Os de curta duração promovem um alívio imediato pelo que só devem ser aplicados aquando um agravamento dos sintomas em comparação ao habitual.

Os de longa duração têm um efeito duradouro (até 24h) mas são mais lentos a atuar. Não são aconselhados para crises mas sim para controlo contínuo.

Corticóides

Produzidos de forma natural pelas glândulas suprarrenais, tratam-se de poderosos anti-inflamatórios. Têm vários tipos, mas para tratamento da DPOC é mais usual serem recomendados Corticóides Nasais (são sprays aplicados via nasal) e Corticóides Orais (comprimidos).

Oxigenoterapia

Baseia-se na administração, a níveis geralmente elevados, de oxigénio sob diferentes formas.

É necessária prescrição médica e a administração é feita no domicílio. Melhora o bem-estar do paciente a nível físico e psicológico.

Reabilitação

Trata-se de uma abordagem multidisciplinar e compreensiva de intervenção aos doentes de DPOC. Normalmente é intercalada com outros tratamentos para fomentar a redução de sintomas e uma melhoria a nível físico e emocional, promovendo uma maior independência na sua vida quotidiana.

Ventilação Mecânica Não Invasiva

Este tratamento corresponde à aplicação de um suporte de ventilação sem necessidade de “invadir” as vias aéreas. Permite a diminuição do trabalho respiratório e, consecutivamente, o repouso dos músculos respiratórios.