\RSS"
Home > DPOC > O que é a DPOC e factores de risco

O que é a DPOC e factores de risco

A DPOC é uma doença respiratória crónica caracterizada por uma limitação progressiva do fluxo aéreo, causada por uma reação inflamatória anómala dos pulmões à inalação de partículas ou gases nocivos.

 | Drª Lurdes Barradas - Instituto Português de Oncologia de Coimbra

O que é a DPOC e factores de risco

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) é uma doença respiratória crónica caracterizada por uma limitação progressiva do fluxo aéreo, causada por uma reação inflamatória anómala dos pulmões à inalação de partículas ou gases nocivos, nomeadamente o fumo do tabaco, fumo de lareiras e de fogões a lenha ou a carvão, e alguns agentes químicos por exposição ocupacional. Existe ainda um fator genético que pode estar na base desta doença crónica que é responsável por cerca de 1% dos casos. Este relaciona-se com o défice de alfa-1 antitripsina, que é uma enzima que protege os tecidos contra a digestão enzimática, evitando a lesão do pulmão.

A DPOC é uma doença de elevada prevalência, com significativa mortalidade e morbilidade, o que a torna responsável por grande número de doentes com incapacidade. A prevalência está diretamente relacionada com a epidemia do tabagismo. Desde modo, a cessação tabágica é a medida mais efetiva na redução do risco e da progressão da doença.

Fatores de risco:

Os principais grupos de risco são:

  • Fumadores com mais de 40 anos de idade;
  • Trabalhadores expostos a vapores irritantes e fumos;
  • Deficitários de alfa-1 antitripsina.