\RSS"
Home > Asma > A Tosse e a Asma

A Tosse e a Asma

A Tosse e a Asma

A Tosse

Por si só a tosse é um mecanismo de defesa natural do nosso organismo que ocorre por forma a eliminar substâncias estranhas das vias respiratórias e dos pulmões. Esta pode ser benéfica quando ajuda a expelir o muco dos pulmões ou outras substâncias que os irritem.
Baseia-se numa contração do diafragma que permite expulsar as tais substâncias do nosso organismo de forma quase inesperada.

 

A Tosse na Asma

A asma afeta as vias aéreas dos pulmões inchando-os e inflamando-os. Afeta também as vias respiratórias, que se tornam reativas, ficando mais comprimidas.

A tosse em pessoas que sofrem com asma é muito seca e provoca espasmo dos brônquios. Incomoda especialmente à noite, por ter certa frequência e por perturbar o sono.

A asma variante com tosse, é um tipo de asma, cujo único sintoma é a tosse seca recorrente.

Há que ter atenção à tosse quando esta é frequente podendo ser indicadora de asma ou de outra doença.

 

O que promove a tosse?

- Alergénios como pólenes, pó, pêls de animais, etc;

- Fumo;

- Constipações, gripes ou outras doenças;

- Exercício (apesar de ser benéfico);

- Stress;

- Condições atmosféricas;

 

Posso controlar a tosse?

A melhor estratégia será sempre prevenir. Quando se sabe o que despoleta os ataques de tosse, o melhor é evitar essas mesmas situações. Caso não saiba, consulte um especialista para tentar descobrir se se trata de uma alergia, asma ou outra doença. Existem também medicamentos apropriados para o efeito.